FORUM DE DEBATE POLÍTICO

domingo, março 05, 2006

Portugal e a Lusofonia




No momento em que escrevo este “post”, encontro-me na África Subsariana, mas, apesar da distância fisica, quero partilhar convosco, esse instrumento impar de compreensão humana, esse património comum: A Lingua Portuguesa.
Temos assistido , ao longo dos tempos, às profundas transformações que por completo modificaram o mundo bipolar em que nos havíamos habituado a viver. A nossa acção enquando parceiros da cooperação a nível do Ensino Universitário com os PALOP é relevante. Os projectos em curso, permiten-nos olhar com optimismo o futuro da nossa cooperação. Mas, é sobretudo importante constatar que essa cooperação se processa, não apenas por uma ligação de conhecimento entre as instituições públicas e privadas, mas, engloba também de uma forma expontânea o desejo e o sentimento da sociedade civil, e da participação de organizações não-governamentais.
Hoje somos mais de 200 milhões de pessoas em todo o Mundo a partilhar a mesma língua. Ela é, e continuará a ser um veículo de cultura e identidade deste espaço Lusófono, cuja importância nos compete continuar a defender e enriquecer, por isso é com enorme satisfação que colaboro na dinamização do Ensino Universitário, apoiando a promoção do saber através desse comum património linguístico.

Montenegro Fiúza