FORUM DE DEBATE POLÍTICO

domingo, fevereiro 12, 2006

A sanidade mental do Deputado

A Assembleia Legislativa da Madeira torna-se, de tempos a tempos, mediática não tanto pelas medidas tomadas em benefício da população islena, mas sobretudo pelos impropérios verbais que ali ocorrem.
O mais recente caso relaciona-se com o pedido feito por um Deputado para se verificar a sanidade mental de um outro Deputado.
Que falta de respeito democrático nos é dado por estes senhores que, em épocas eleitorais, se desfazem num sem-número de filantropias para apanhar votos! São a vergonha de quem neles confia!
São indecências destas que fazem com as pessoas se abstenham sempre que há eleições.
O pior de tudo isto, porém, é os Deputados dizerem o que dizem ou aquilo que os exortam a dizer, naturalmente com as devidas reservas, e nada lhes acontecer.
Depois, não admira - e os protagonistas são quase sempre os mesmos - que quem insultou no passado continue a fazer o mesmo no presente.
As Assembleias, sejam elas Municipais ou Regionais, de Freguesia ou da Nação, são locais por excelência para, através do intercâmbio das ideias, se cultivar a essência da democracia: o respeito pelo sempre necessário pensar diferente.
Quem não respeita o pensamento alheio não é digno de entrar na casa da democracia.

Cristovão Pereira