FORUM DE DEBATE POLÍTICO

sábado, fevereiro 04, 2006

O ENCERRAMENTO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS

Consta que o Governo prepara o encerramento de várias centenas de escolas, sobretudo primárias (para usar a antiga terminologia), um pouco por todo o país, medida que me parece bastante nefasta para muitas aldeias deste país.
Na verdade, a Escola Primária é uma instituição que faz parte da identidade de muitas aldeias portuguesas. A par da Igreja Paroquial, é um dos símbolos gerador da unidade plural que caracteriza mormente as populações da ruralidade lusitana.
Concordo que, nos locais onde houver menos de 10 crianças a frequentar a instrução primária, elas sejam transferidas, sem quaisquer custos para os Encarregados de Educação, para a escola da localidade mais próxima. Havendo um mínimo de 10 discentes, porém, parece-me ser justo que frequentem o estabelecimento da sua aldeia.
Numa época em que se apregoa tanto o ensino individualizado, o reduzido número de alunos por escola favorece esta prática pedagógica.
Melhorem as condições físicas das escolas, dotem-nas de actualizado material didáctico e informático e estabilizem os docentes que nelas trabalham para que das aldeias deste país continuem a sair homens humana e culturalmente bem formados, como há tantos em destacados lugares da sociedade.
Não é fechando escolas, por poucos alunos que nelas haja, que se vai remediar o terrível caos educativo a que se chegou em Portugal!
Que saudades que tenho - eu que hoje trabalho numa escola com mais de dois mil alunos - da escola primária da minha aldeia, onde todos nos conhecíamos e com todos aprendíamos!

Cristóvão Pereira