FORUM DE DEBATE POLÍTICO

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Breve reflexão sobre o Movimento Estudantil Universitário

A reflexão sobre a Universidade e a realidade que a envolve, é um acontecimento de reconhecida importância e, actualmente, de grande oportunidade.
Se por um lado se poderá dizer que as Associações de Estudantes têm tido dificuldade na mobilização dos estudantes certo é, que comparativamente à década de 60, o contexto político, sócio-económico e cultural é bem diferente.
Assim, o que se depreende do empenho dos estudantes é fundamentalmente, uma maior disponibilidade sua para lutarem por questões mais materialistas, que propriamente por valores ou ideais.
De alguma forma, a própria Universidade é disso responsável ao não ser capaz de contrariar "o sucesso a qualquer preço" que o aluno traz da sociedade.
Por outro lado a organização/ participação política dos estudantes deve ser entendida como decorrente da formação cultural, ética e humana que se poderá e deverá obter na própria Universidade, a qual leva à construção de ideais de participação na e para a sociedade, o que acaba por se traduzir em convicções ou opções políticas.
Assim nos últimos anos o envolvimento dos estudantes foi, apesar de tudo, assinalável. A questão das propinas assumiu pela sua dimensão e relevância, tendo mesmo levado à demissão de Ministros pese, embora, tal não se tenha traduzido numa alteração da política de Educação.
Urgente é, pois, que o movimento estudantil se fortifique e regenere pela entrega sincera e responsável dos dirigentes associativos ás causas maiores dos estudantes.

Montenegro Fiúza