Cada vez o mundo gira mais depressa!
Nesta época, em que a febre consumista de um mundo cada vez mais materialista, nos atropela o sentido harmonioso da vida, procuramos respostas. Mas o que mais encontramos são questões. Quando buscamos as certezas, ofuscamos o pensamento com mais incertezas. Que sentido encontramos afinal nesta lógica?
É comum afirmar que somos constituidos por pequenas partes que por sua vez constituem um todo. É verdade! Tanto mais nos conhecemos, quanto mais informação recolhemos e armazenamos no nosso cérebro. Apesar da evolução cientifíca, constante e galopante, ainda não funcionamos com "chips", mas com massa encefálica.
O conhecimento de nós próprios e daquilo que nos rodeia, continuará a ser um desafio permanente, pelo menos até ao dia em que encontrarmos a "Pedra Filosofal". Contudo e para desilusão de muitos esse dia ainda está a anos luz da nossa cebola cósmica.
Até lá é dever do Homem livre aliciar o saber, com a formula mais estimulante de alimento intelectual - A busca do conhecimento através da leitura e do saber acumulado dos nossos Mestres.
Ler, aprender, conhecer, saber é viajar num prazer ilimitado e excitante, onde cada pequeno "quark" de novidade é um "extasy" para a nossa caminhada.
É no entanto paradigmático assistirmos no dia a dia, e de forma continuada a "escritos" e atitudes comportamentais,de natureza doentia e narcisista ("Afinal quem sou eu?" " Imperial saloiada ",),de pessoas com responsabilidades acrescidas na definição de políticas sedutoras do pensamento livre, de total entrega a essa viagem alucinante, a que alguns chamam de "espiral das ideias".
É legítimo aspirar a que este forum de ideias possa contribuir para que a busca permanente de saber alimente o nosso pensamento.
O conhecimento abre as fronteiras do diálogo, e da razão, permitindo dessa forma comprender melhor a lógica dos nossos antagonismos de pensamento, por isso continuaremos a nossa caminhada!
Montenegro Fiúza
<< Home