FORUM DE DEBATE POLÍTICO

segunda-feira, agosto 28, 2006

“FEIRAS NOVAS” - Opinião



É consensual a necessidade de se implementarem medidas de segurança durante o período festivo das “Feiras Novas” de Ponte de Lima, em especial, nos locais onde a aglomeração de pessoas é demasiado elevada, como é o caso de toda a zona das Pereiras e áreas limítrofes.
Penso que, face a esta grave situação a medida preventiva mais apropriada é alargar o espaço de realização da festa.
Porém, não concordo com a retirada ou esvaziamento daquele que já começa a ser o centro nevrálgico do convívio juvenil, com medidas de deslocação de actividades afins (musicais ou não) para as designadas “Expolima” e “Feira do Gado”.
A solução que defendo e que julgo ser a mais sensata, será utilizar os espaços das “Expolima” e “Feira do Gado” para a realização de uma adequada e, provavelmente, necessária Feira Agro-Industrial. Assim, retirava-se da Avenida António Feijó a habitual e desajustada parafernália de tractores, alfaias agrícolas, stands de automóveis e outros, reservando-se esta ampla e importante artéria da Vila para implantação ordenada de outro género de stands (com música ou não), com bebidas, artesanato, etc., que habitualmente proliferam nas ruas estreitas, condicionando a circulação de pessoas, agravando as condições de segurança e higiene públicas e pondo em risco a integridade física dos utentes.
Creio que esta será uma medida que contribuirá para o desanuviamento e alargamento do espaço festivo, e que satisfará todas as partes envolvidas, obviamente interessadas em usufruir de modo diverso de um importante evento que é de todos e para todos.

Jorge Silva