FORUM DE DEBATE POLÍTICO

sábado, agosto 05, 2006

DEBAIXO DE FOGO...


A crise político internacional, envolvendo Israel e o Líbano, não é um conflito somente provocado pelo sequestro de dois soldados, ou somente por causa de Israel e o Hezbollah.
Desde a guerra dos seis dias, em 1967, tudo, infelizmente, gira em torno da disputa sobre a posse de Jerusalém.
Israel disputa com os palestinianos a posse de Jerusalém que, para os muçulmanos, deve ser a capital do seu novo estado.
A vitória do Hamas no cenário político palestiniano passou a minar, aos poucos, qualquer aproximação com Israel.
Os últimos acontecimentos agravaram ainda mais o já delicado clima. O sequestro no dia 12 de Julho de dois soldados israelitas pelo grupo islâmico Hezbollah.
Quando Ehud Olmert, ordenou o ataque ao território libanês, lar do Hezbollah , logo os líderes muçulmanos declaram abertamente guerra contra Israel. Enquanto o exército israelita tenta anular o controle do grupo, com ataques imprecisos, forma-se por todo o Médio Oriente uma rede de apoio ao Líbano e ao Hezbollah, que vem agravar ainda mais a tensão existente nesta região.
Israel, em nome da segurança de dois soldados, causou a morte de centenas de outros civis que não tem ligação directa com o cenário, como se comprovou pelo massacre em Qana. Para eles, as mortes já ocorridas justificariam o resgate destes outros dois reféns, aliás algo muito estranho. Já para os palestinianos, uma guerra iniciou-se, e dificilmente se encerrará apenas com negociações. As perdas têm sido muito grandes, e o medo de que uma crise humanitária se instale em território libanês é cada vez mais frequente, já que Israel não permite o acesso de organizações humanitárias ao território, tendo fechado todas as fronteiras do país.

Montenegro Fiúza