FORUM DE DEBATE POLÍTICO

domingo, junho 11, 2006

"Ainda a novela IKEA"

“Quando os que mandam perdem a vergonha, os que lhe obedecem perdem o respeito.”
Cardeal de Rietz



Vem isto a propósito de uma notícia publicada no Jornal Cardeal Saraiva de 09 de Junho de 2006 sob o título Campelo “desrespeitado” exige explicações.

- Após a divulgação pública da lista dos concelhos finalistas para receber o IKEA, Daniel Campelo, que assegura ter recebido “garantias” de que Ponte de Lima seria a eleita, acusa o governo e a empresa de ter mudado as regras do jogo a meio para servir outros interesses e mais uma vez contribuir para a “marginalização do interior”.
Por seu lado, o Primeiro-Ministro recusou comentar as acusações proferidas pelo autarca, e o Gabinete de Relações Públicas da IKEA em Portugal seguiu o mesmo procedimento. Já o Governador Civil do Distrito de Viana do Castelo diz que “ninguém assumiu nunca, publicamente, a escolha de Ponte de Lima para a instalação da fábrica sueca”
Confesso que desde o início desta novela, cujos protagonistas quiseram ter honras de horário nobre televisivo, se apoderou de mim um grande cepticismo acerca deste enredo.
Agora que, pelo que consta, o final da mesma não é azul celeste nem tão pouco cor de rosa, é caso para perguntar:
- Por quê realizar em Ponte de Lima o anúncio público deste investimento?
- Por que motivo o autarca Limiano falou em “garantias” e não as apresentou até ao momento?
- Por que razão o autarca Limiano deu os parabéns a Marques Mendes “pelas interferências que ele teve no processo desde o início”?

Não dá para entender! Ou talvez dê……!

Lá diz o ditado popular “zangam-se as comadres descobrem-se as verdades!”


Montenegro Fiúza