A ironia é o que é...
Citado já pelos nossos cibernautas está a discursata que um intelectual da nossa praça, que pelas suas qualidades filosóficas ocupa um honroso pelouro na Câmara de Ponte de Lima, mui sabiamente proferiu nas comemorações oficiais do 25 de Abril promovidas por uma Câmara liderada por uma coligação PSD/PP. Mas do conteúdo nada.
Cá não havia comemorações oficiais e portanto cá calou-se. Assim nós não temos culpa alguma de ignorar tão importante peça.
Sabemos somente da reacção de uma pessoa que também não ouviu a palestra mas que no blog http://vieiradominho.blogspot.com/ manifesta a sua estranheza neste termos: “levar com um discurso de um fulano do CDS no 25 de Abril tem qualquer coisa de irónico”.
Se a mesma pessoa também diz que “ter como convidado de honra alguém que é o 4º Vereador da CM de Ponte de Lima sabe a pouco”, há muito ironia nesta abordagem.
Se quereis que vos diga: a mim não sabe a nada. Mas também não pomos em causa a qualidade da intervenção. Às vezes a ciência está onde menos se espera. O que pomos em causa é o palco escolhido.
O que me parece acontecer é que nós não somos dignos de aceder a palavras tão sapientes. O lugar é a sabedoria e a sabedoria o lugar. Quem está por baixo, por baixo ficará.
Mas o mínimo que posso dizer é manifestar a estranheza de que quem não tem tido intervenção que se veja nos domínios da definição de política educativa do município, da estruturação da rede escolar e da feitura da carta educativa possa discorrer a preceito sobre o tema em causa.
Mas pode ser, pode ser. Haja então um pouco de coragem para mostrar a todos, para partilhar connosco essa sabedoria até hoje sabiamente guardada.
E se não queria levar com uns comentários jocosos à sua intervenção, ficasse por cá, não se fosse armar em esperto lá fora.
Manuel de Sousa Pires Trigo
<< Home