VI CIMEIRA DA CPLP
Terminou esta segunda feira a VI cimeira da CPLP, que se realizou na capital guineense, numa altura em que se celebram 10 anos da existência desta comunidade.
O facto de a Cimeira se realizar na Guiné-Bissau (o que implica também que, nos próximos dois anos, seja aquele país a assumir a Presidência da instituição), constitui um voto de confiança no governo e na capacidade de a Guiné-Bissau fazer uma transição de sucesso.
Finalmente, o actual discurso dos países membros, e mais notoriamente de Portugal, aponta para uma revisão da agenda e campo de acção da Comunidade, no sentido de reforçar a actuação e visibilidade da CPLP no plano internacional. Parece assim lançada uma nova estratégia da cooperação portuguesa, apontando para um maior investimento no espaço lusófono e, particularmente no que respeita à nova abordagem de concertação bi/multi-lateral, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Desta cimeira em que os objectivos do milénio para o desenvolvimento no espaço da CPLP estiveram sempre presentes nas agendas, saíram 3 ideias chave:
• projecção da Língua Portuguesa;
• cooperação para o desenvolvimento;
• concertação político-diplomática nos foruns internacionais;
Este fórum serviu também para rever amigos de aquem e de alem mar.
Montenegro Fiúza
<< Home