FORUM DE DEBATE POLÍTICO

domingo, junho 29, 2008

Scolari ganha, Portugal perde



Chegado agora ao hotel...

Depois de uma incursão pela savana africana e porque é domingo e porque também como diz Edgar Morin, em tudo na vida existe uma dimensão política, aqui vai a participação do meu amigo Cristóvão.



"A selecção portuguesa de futebol saiu, mais uma vez, derrotada de uma competição desportiva, neste caso o Europeu de futebol realizado na Suiça e na Áustria, depois de ali ter chegado triunfal e heroicamente aclamada pela multidões.
Os Portugueses normalmente são assim: cantam vitória antes de o jogo (competição) começar e, depois, apanham destas decepções: perdem, são precocemente recambiados às origens e o amargo de que se poderia ter feito mais prolonga-se por muito tempo.
Acompanhei através da televisão e dos mass media a campanha da selecção nacional e cedo me apercebi que a tão grande euforia que rodeava a comitiva lusitana iria terminar numa enorme desilusão. Assim aconteceu.
As vitórias não acontecem fora de campo sob o holofote das câmaras ou perante os microfones da comunicação social. Se assim fosse, seríamos certamente campeões. O mérito triunfa em campo. Os melhores mostram aí que são melhores que os melhores. Ora, Portugal não evidenciou que é tão bom quanto os bons. E foi pena!...
Ao fim de mais de cinco anos à frente da selecção de Portugal, Luís Filipe Scolari, apesar dos progressos que trouxe à equipa das ‘quinas’, tinha a obrigação de fazer mais. Depois de tudo lhe ter sido dado durante estes anos, exigia-se que também ele deixasse a marca da sua passagem, mas não deixou, apesar de partir com a consciência “super-tranquila”. Ele ganhou (sempre e bem!), Portugal perdeu.
Por que será que os Portugueses, em termos colectivos, na hora da verdade falham? De facto, a selecção lusa possui individualmente excelentes jogadores mas, quando agregados, não afirmam a excelência de que são dotados. Representar Portugal tira-lhes o talento?! Portugal não os merece?
Na minha perspectiva, dois dos melhores jogadores da nossa selecção, Pepe e Deco, nasceram no Brasil. Isso não deixa de ser curioso: não terão eles querido mostrar em campo, lembrados das críticas de que foram alvo no passado, que estavam à altura de representar as cores de Portugal?
A secular mentalidade ganhadora dos Portugueses revela-se, por exemplo, quando eles trabalham/treinam anonimamente na humildade dos seus clubes. Os feitos lusos no atletismo, no judo, nos desportos náuticos… são disso exemplo.
Os Portugueses mereciam mais da selecção de Portugal. "

Cristóvão Pereira